5 de janeiro de 2017

"Novo ano velho"!

Novo ano velho!

Nós, seres humanos, das criaturas de Deus, somos as únicas dotadas de razão. Portanto, apenas nós, temos a capacidade do discernimento.
Em virtude disso, nós somos os únicos que podemos fazer, por livre arbítrio, as nossas escolhas, distinção, separação e juízo, dentro das opções que nos são apresentadas pela vida.
            É neste escopo, que com o passar dos dias, os anos se findam para darem início à outros novos, época que estamos atravessando agora, donde vêm inúmeras comemorações e, dentre elas a passagem ou mudança de ano.
            Passagem ou mudança?
            - Respondo mais abaixo.
E é aqui que nos cabe o discernimento, pois segundo o dicionário:
            Passagem é: deixar para trás
            E Mudança: alteração, transformação.
            Digo isto, porque já presenciei, algumas vezes, em saudações de Réveillon, alguém retribuir assim:
            “Amanhã será um dia comum, igualzinho a todos os demais, não vai acontecer nada de diferente”.
            Pois é justamente, por muitos pensarem desta forma, que nos torna difícil a RENOVAÇÃO.
            Então, meus caros leitores, agora eu vos respondo:
            - Sim, os anos têm realmente sua passagem, ficam para trás, mas nós, os filhos de Deus, temos que fazer a mudança, a transformação, a alteração e, essa não necessita de ser de ano pra outro, pode acontecer no momento em que nós quisermos, mas nada impede de ser em comemoração a um ano novo, até porque é uma data sugestiva.
Mas mudança, meus amigos, é um processo intrínseco, ou seja, vem de dentro, é peculiar a cada um, portanto cabe unicamente, a cada qual a sua ação. Nós comunidade podemos até dar uma ajuda, ou mesmo um conselho, mas não podemos mudar você, esta atitude é exclusivamente sua, onde respeitamos, qualquer que seja a sua decisão.
            Fica aqui, este posicionamento, como uma reflexão, para que tenhamos um pensamento voltado a avaliação e agradecimento de tudo que nos aconteceu em 2016, na esperança de um 2017, com muito mais alegrias e realizações em prol de um bem comum, numa sociedade mais justa e igualitária.
            E neste contexto, gostaríamos de agradecer a todas as comunidades, que fazem parte da grande família da Paróquia São Judas Tadeu, mesmo não as citando aqui, para não cometermos a injustiça de esquecermos alguma, mas que durante esse ano de 2016, nos proporcionaram uma boa convivência e realizações, onde esperamos renovar em 2017, com as bênçãos de Deus.
            Obrigado a todos e, por tudo, que seja nossa guia o Espírito Santo, para que possamos realmente, de coração, dizermos uns aos outros:
            “Feliz ano novo, adeus ano velho”!


    05 de dezembro, 2016.

Antônio de Pádua Elias de Sousa